Quando o serviço de calibração adquirido é rastreado ao um órgão acreditado (muitas vezes conhecido no mercado como calibração rastreado a RBC), é solicitado pelo auditor a rastreabilidade do padrão utilizado, a fim de garantir a rastreabilidade/qualidade das medições que serão realizadas pela empresa.
Quando executamos uma calibração diretamente RBC, não se faz necessário manter essa cópia, pois a rastreabilidade é garantida pelo selo do órgão que acredita o laboratório (o órgão mais conhecido no Brasil é o INMETRO).
Antes de solicitar uma calibração, sugerimos que a empresa verifique qual o tipo de serviço atende ao seu processo, calibração rastreada ou RBC.
Essas informações estão disponíveis através de normas implementadas pela empresa, requisitos estatutários, requisitos do seu cliente ou política interna da empresa.
Dica 1: devemos manter uma cópia dos padrões utilizados a fim de garantirmos a rastreabilidade das medições realizadas.
Dica 2: lembramos que toda a documentação deve ser controlada e devemos tomar cuidado para não esquecermos de atualizar as rastreabilidades, conforme enviamos os instrumentos para calibração.
Dica 3: a rastreabilidade pode ser um requisito de qualificação de fornecedores de calibração.
Categoria: Blog
Publicado em: 01/07/2015